14 de ago. de 2012

3ª Etapa do Brasileiro de Mountainboard nas Trilhas do Olimpo - A Fúria dos Deuses!

Largada do boardecross feminino - Foto Leandro Leal
   Relutei em usar esse jargão: "a fúria dos deuses", mas não achei expressão melhor durante toda essa semana em que não tive tempo de escrever esse texto, até porque ainda estava assimilando tudo que rolou por lá.  
    Me lembrei a todo momento do que vinha dizendo, faz muito tempo, meu amigo e companheiro de circuito há tantos anos, o Bezinho Picoreli, pai da Alice e do projeto das pistas - "Guedes, temos que mudar o formato do circuito brasileiro, temos que fazer algo que cause impacto, desafiador". E eu pensava -"…mas o mountainboard por si só já é puro impacto Bezinho." 
    Lembrei também que recebi uma ligação do Alex Lâmpada, atleta Pro da equipe  Enjoy The Ride, na quarta feira antes do evento, eu nem podia atender a ligação, então ele apenas disse - "me ouve, traz tudo que tem de proteção que a pista é casca grossa!" Estranhei, principalmente vindo de um dos caras que construiu e manda ver na pista da Swell, até então considerada uma das mais desafiadoras do Brasil, aquela onde "prego não anda". E paguei para ver! 
     Cheguei no pico e comprovei, era a combinação de uma montanha super inclinada, um circuito longo e difícil de memorizar, várias curvas para todos os lados e uma terra muito seca, que não me deram outra alternativa senão usar “a fúria dos deuses” sim! Seja pela pista desafiadora em que os que completavam poderiam ser considerados semi-deuses do olimpo do mountainboard, seja pela fúria de todos os deuses que não tiveram descanso nesse fim de semana ou no que antecedeu esse, na etapa do Carioca, ou daqui pra frente, porquê, com certeza, o piloto que botar as mãos no gate da pista de boardercross para descer, vai invocar todos os deuses em que crê para chegar lá embaixo com a sensação de trabalho cumprido depois de mais de um minuto de descida morro abaixo. Porque descer em menos de um minuto é privilégio para poucos, apenas para os que voam baixo com seus boards!
    E os deuses trabalharam bem, o evento registrou apenas uma lesão grave, mais por inexperiência do que por perigo da pista. Isso prova que a pista de boardercross é desafiadora, mas não é "kamikaze". Ou é abençoada, pudera, feita com todo o afinco da família de Monique Botelho e seu experiente consultor, o Bezinho, assim, não teria como deixar de ser protegida pelas energias que os cercam, e a gente sente logo na chegada, com a receptividade, o sorriso no rosto e a alegria em nos receber de braços abertos na serra carioca e a promessa de ser um dos maiores complexos de mountainboard já vistos. 
    O Trilhas do Olimpo, além dessa pista de boardercross, tem mais várias pistas, para iniciantes, para bikers, e uma pista de slopestyle completa, com rampas, trilhos, caixotes, quarters e iluminação total, tudo no plural mesmo. E mais uma estrutura de hospedagem, ainda em conclusão. Tanta infra, que fez com que nosso atleta Amador da equipe Enjoy The Ride, o Gaúcho Rafa Bomba, apaixonado pelo Sul, seus colegas de session e suas pistas, esteja partindo dia 20 de agosto de mala e cuia para dar aulas de mountainboard e cuidar das pistas do Trilhas do Olimpo. Vamos rezar, ou melhor, torcer por ele nessa nova empreitada. Deixa a reza para ele que vai dropar todos dias esse paraíso do mountainboard brasileiro!
   O evento também teve a presença internacional do inglês, campeão mundial de mountainboard em 2008, Renny Myles, que aprovou as pistas.
    Destacaram-se na competição as performances do Alex Lâmpada e do Thiago Solon na Pro, do Lucas Melo na Amador e do Bezinho Picoreli na Master, como podemos ver na matéria, video e nas fotos a seguir.
    Tudo isso aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto em Itaipava/RJ.
    O Parque encontra-se num vale maravilhoso, cercado por montanhas, cobertas por vegetação nativa da Mata Atlântica. Este paraíso está localizado na Posse e faz parte do Circuito Eco Turístico Caminhos do Brejal, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, com uma área de 13,8 hectares. São 138.590 m² de área verde e ar puro da montanha!".
   Ficará como sempre gravado na memória e nas redes sociais para quem quiser reviver cada momento. A próxima etapa será no berço do mountainboard brasileiro, a Local Trip Mountain Park em Visconde de Mauá/Rj em data ainda a ser confirmada.

Video oficial do Evento - 1ª edição



Saiba mais sobre o pico em Facebook do Trilhas Do Olimpo


Enjoy The Ride!

2 comentários:

  1. Como sempre, tenho que parabenizá-lo pelos seus textos maravilhosos, empolgantes e espontâneos!!!Você Da Guedes consegue expressar os sentimentos através das palavras..Isso é pra pouquíssimas pessoas!!!Obrigado pela matéria!!!Amei!!Que o conterrâneo de vocês, o Bomba seja feliz com a nossa nova família!!Ele e todos os riders serão sempre super benvindos e recebidos de braços abertos e com muito carinho!!Vai dar tudo certo..Os deuses escreveram isso em algum lugar!!rs

    ResponderExcluir
  2. Em resposta e agradecimento a esta linda postagem -
    http://www.trilhasdoolimpo.com.br/a-furia-dos-deuses-revista-solto/

    ResponderExcluir