10 de jul. de 2013

Mountainboard agita Brasilia às margens do Paranoá - Resultados e Ranking Atualizado!


Resultados e Ranking atualizado ao final da postagem!
Márcio DaGuedes - Enjoy The Ride - Foto Cristiano Costa
Melhores atletas brasileiros de Mountainboard agitaram Brasília no último final de semana
Texto: Fernando Gazzola/Assessoria de Imprensa  
Disputa, às margens do lago Paranoá, contou com todas as modalidades do esporte.

Foi realizado nos dias 6 e 7 de julho, a 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Mountainboard em Brasília, denominado Desafio da República 2013. A disputa contou com atletas de altíssimo nível do esporte no Brasil, provenientes dos Estados do Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A pista construída pela Associação de Brasília foi feita em tempo recorde, apenas 3 meses, foi fruto de um esforço coletivo dos atletas locais e da Administração Regional do Lago Norte, instituição que representa a Prefeitura da cidade que cedeu o local, as margens  do belíssimo lago Paranoá, onde a pista foi construída. O campeonato contou com disputas nas categorias Iniciante, Amador, Feminino, Master e Profissional, foram realizadas as modalidades Downhill, Boardercross, Slopestyle e Big Air em clima de confraternização e companheirismo, como são todos os eventos do esporte.

Categoria Profissional
Na categoria profissional o atleta de Visconde de Mauá Tupac Bittencourt faturou o Downhill e o Boardercross, foi  disparado o homem mais rápido do final de semana em uma pista que exigia muita base por conta do terreno com cascalhos que aliado a velocidade tornava a prova desafiadora. Thiago Solon, também de Visconde de Mauá e da equipe Local Trip, levou a melhor no Big Air e no Slopestyle, mostrou vasto repertório combinando manobras de giros e saltos mortais. Nas suas descidas foram executados backflip melon 180°, cork 720°, one-foot, 540° c/ grabs variados e execuções perfeitas com boa amplitude. Alex Lâmpada do Rio Grande do Sul, atleta da equipe Enjoy The Ride, seguiu de perto o campeão da etapa e mostrou que caso o atleta fluminense vacilasse o título estaria em outras mãos. Lâmpada usou e abusou das manobras de swith stance, executando todas com perfeição mostrou o altíssimo nível técnico dos profissionais, desferiu backflip 180° tail grab, frontflip, backflip method e outras variações que o mantiveram no topo do ranking brasileiro. Juninho Ribeiro representou a cidade de Resende – RJ e fez voltas consistentes que garantiram o pódio juntamento com o atleta paulista Assef Ribeiro, o presidente da AMESP e morador de Vinhedo-SP, que executou uma bela manobra chamada Barrel Roll (mortal em parafuso) e arrancou aplausos efusivos da plateia presente.

Categoria Master
Leonardo Ganso, atleta Master do Rio Grande do Sul, mostrou que os “tiozinhos” estão em forma e faturou o primeiro lugar na modalidade Downhill, seguido por Marcio DaGuedes da equipe Enjoy The Ride, do mesmo Estado. A diferença entre os dois foi a menor possível, 1 décimo separou o primeiro do segundo colocado.  Em todas as outras modalidades da Master o gaúcho DaGuedes não deu mole e conquistou com folga as provas. André Pangella, Carlos Alberto Sabino e Fernando Gazzola também subiram no pódio para completar a festa dos dinossauros do esporte no Brasil.

Categoria Amador
Os amadores comprovaram a evolução constante dos atletas de mountainboard no Brasil, os destaques da categoria foram Lucas Melo de Petrópolis – RJ, da equipe Trilhas do Olimpo e Enjoy The Ride e Michel Frederico de São José dos Campos – SP, da equipe Local Trip. Os dois atletas alternaram a primeira e segunda colocação das provas, Lucas Melo levou a melhor no Slopestyle, Downhill e Boardercross. O atleta Michel Frederico, campeão do Big Air, realizou manobras consistentes e com ótima amplitude, backflip double grab e scorpion além do one-foot entraram para compor a nota. Os dois são fortíssimos candidatos a subir para a categoria profissional ano que vem. Adriano Sequinho do Rio Grande do Sul e Pedro Henrique de Brasília tiveram excelentes participações, houve clara evolução técnica dos dois que subiram no pódio diversas vezes. Completaram o “hall da fama” os atletas da equipe Callangos Board Fábio Neves e Breno Gallina que fizeram voltas consistentes que levantaram o público.

Categoria Feminina
As meninas mostraram que o sexo frágil também tem vez no esporte, com uma mistura de sutileza e muita disposição deixaram o público impressionado e completaram o percurso que exigia muita técnica e base. Quem faturou as provas de Boardercross e Downhill foi a atleta carioca Fernanda Cechinel, namorada do Tupac, que pelo jeito tem treinado com o campeão da Pró. Fernanda, que faz parte da equipe Local Trip, fez o tempo mais rápido e venceu as baterias do Boardercross de ponta a ponta. Emilia Melo, local de Correias em Petrópolis – RJ, atleta da equipe Trilhas do Olimpo e Drop Boards tirou segundo nas duas provas. Emilia se adaptou bem as condições da pista e mostrou regularidade e experiência em competições para levar para sua cidade o troféu de segundo lugar. Gabriela Rodrigues, estreante em competições nacionais e atleta local de Brasília, mostrou muita garra e um futuro promissor no esporte. A atleta que começou a praticar o esporte à poucos meses, cuidou também da divulgação do evento e representou a ala feminina do DF com ótima participação, conquistando o 3° lugar.  

Categoria Iniciante
Os iniciantes foram um dos destaques no evento, a categoria obteve recorde de participação em todos os campeonatos já realizados no Brasil. Os atletas que competiram pela primeira vez num evento de nível nacional mostraram bom domínio dos boards e disposição de sobra para ajudar na construção da pista com um prazo super apertado. O evento contou com atletas da equipe Rancho Triângulo, pista localizada a poucos quilômetros de Brasília, próximo ao município de Formosa em Goiás e atletas da própria cidade de Brasília. Diogo e Daniel Kaiser, os irmãos da equipe Rancho Triângulo, dominaram a prova de downhill com tempos expressivos e com a fluidez de atletas experientes. Tainã Brito seguiu de perto a dupla mesmo após dias de esforço dedicado ao campeonato e poucas horas de treino e sono. Edu Camargo e Alan Felipe, ambos de Brasília, tiveram ótimas participações principalmente na modalidade Boardercross. Os atletas André Fachin, Marco Antônio “Bafana Bafana” e Otávio Mansur completaram o time que fez bonito nessa confraternização do esporte em que todos saíram ganhando.
O evento foi organizado pela AMDF – Associação de Mountainboard do Distrito Federal e da equipe Callangos Board, contou também com suporte técnico das associações do RS, RJ e SP e suporte legal das associações locais Askalonbra e Longbrothers. A pista foi construída com aval do órgão municipal Administração Regional do Lago Norte e obteve apoio da Rádio Transamérica através programa Cerrado Adventure. A marca distribuidora da MBS no Brasil, Enjoy The Ride, contribuiu com ótimas premiações. Outros apoiadores do evento foram: Trilhas do Olimpo Mountain Park, Skator, e das lojas Miniramp, Mabuya, Over Street e Tira Onda. Contou também com ajuda do Diniz Auto Centro, JRC Transportes, Traço Comunicação Visual, Gazzola Comunicação e do fotógrafo Cristiano Costa.
A narração ficou por conta de Sérgio Marreta que animou o público com seus comentários irreverentes, usando e abusando dos efeitos de eco do som. Marreta também disparou jatos d’água com a sua famosa pistolinha, provocou risos e garantiu o clima amigável que sempre acompanha os eventos do esporte. A família mountainboard saiu fortalecida após este evento, mais uma pista criada, mais atletas e aprimoramento técnico evidente em todas as categorias. Como diz o organizador do evento e presidente da AMDF, André Pangella “Obrigado à todos que participaram, valeu jovens, somos nozes!”. Nós é que agradecemos a todos os Calangos do cerrado.

Texto: Fernando Gazzola
Mais Informações para imprensa:
(21) 3325-0138; ou celular: (11) 9-7999-7549

RESULTADOS DESAFIO DA REPUBLICA E RANKING ATUALIZADO 2013!

Desafio da Republica:

Ranking do Circuito Brasileiro após a 3ª Etapa: 


Enjoy The Ride!

Nenhum comentário:

Postar um comentário